8 de set. de 2011

Mediunidade e Ansiedade

Embora essa questão seja bastante específica e a resposta varie de terreiro para terreiro, aliás como a maioria das questões, explanarei algum pontos que julgo importantes.

Em primeiro lugar é fundamental uma avaliação do médium com relação a Umbanda e suas próprias aspirações. É fundamental que o médium esteja absolutamente certo de que é isso que deseja para si, para sua vida. Que entende a Umbanda como uma forma de evoluir e não de resolver seus problemas.

Em segundo lugar vem a Casa que ele escolhe para realizar esse empreendimento. A Casa deve estar o mais próximo possível do que o médium entende, acredita e deseja para si. É fundamental que seja uma Casa séria e comprometida com a Caridade, ou seja, que seja realmente de Umbanda.
As diferentes ritualísticas da Umbanda servem exatamente para atingir as diversas aspirações.

O médium deve, portanto, escolher com muito cuidado a Casa que irá tornar sua, pois ela deverá ser o sustentáculo físico, a provedora de oportunidades para a consecução dos objetivos de caridade, fraternidade e evolução, pois o sustentáculo espiritual é a própria Umbanda.

Freqüentar a assistência assiduamente, observar, envolver-se, estudar… até ter certeza de que ali é o seu lugar.
Cada Casa tem um critério para ingresso na corrente mediúnica, procure saber qual é.
Ao ingressar para corrente, deverá seguir as orientações recebidas pelo dirigente ou pessoas a sua ordem.

Entender que não será apenas umbandista dos portões para dentro do terreiro, mas sim de coração, corpo e alma. Deverá dedicar-se, educar-se, doutrinar-se sempre segundo as orientações recebidas pelo dirigente. A sua conduta moral deverá ser constantemente vigiada, deverá lembrar-se que ao apresentar-se como umbandista fora do terreiro, terá a obrigação de honrar esse nome.

Participar de todas a sessões abertas aos médiuns novos, estudar com afinco e buscar sempre melhorar seus pensamentos, desejos e vontades. Buscar constantemente evoluir, para assim poder preparar o seu corpo e mente para ser um bom instrumento de entidades e guias que estão num patamar evolutivo muito superior ao nosso.

Buscar tudo isso irá facilitar a incorporação das entidades. Entregar-se de corpo e alma verdadeiramente. Não sentir medo, não querer correr.
É fundamental lembrar que é um momento de adaptação, onde tanto médium quanto entidade estarão se adaptando. Não pode haver pressa, pois
“A pressa é inimiga da compreensão“.

Agora, se você deseja saber em quanto tempo você estará incorporando, dando passes e consultas, eu respondo que só dependerá de você, da sua dedicação, empenho e preparo, seguindo sempre as orientações do dirigente da sua Casa, ou seja, da Casa que você escolheu.

5 comentários:

Anônimo disse...

boa noite,li e entendi suas explicaçoes.mas se for possivel gostaria de fazer uma pergunta.o que acontece quando o medio e feito errado no santo e culpa do medio ou do pai de santo.ele fica sabendo depois de alguns anos isso prejudica o medium?neste caso o medium ainda nao estava prepadado para ser feito no santo?neste caso teria ser feito novamente ou ele considera os dois orixas.neste caso sr. me pergunta como ficou sabendo comecei sentir e fui procurar esta confirmaçao em outros terreirosde umbanda e candoble(ja nao o frequetava o terreiro que fui feita)e todos que fui confirmaram o que eu sentia.obrigada se puder falar sobre este assunto.gostei muito sobre o li no arquivo.julia

Templo Mamãe Oxum da Cachoeira e Pai Ogum das Matas disse...

Boa noite Julia tentarei tirar algumas duvidas
pode haver no mal encaminhamento ou num encaminhamento apressado a descoberta do pai de cabeça de forma equivocada dando para um o que é de outro, porem n pode-se considerar má fé do dirigente espiritual ou até mesmo do cacique da casa(entidade chefe)pois pode ocorrer que aquela entidade a qual deveria comandar não se sente preparada pois o medium tambem não o está e desta forma ele permite que haja uma mascara ou penumbra na hora da identificação e desta forma outra entidade é posta no comando apartir deste momento o medium aprende a respeitar e trabalhar com esta entidade,posteriormente quando descobre seu real mentor ele até pode ter os dois porem um comandara sua cabeça e o outro seu corpo compartilhando toda sua sabedoria e fortalecendo o medium somente não entendi sua colocação de orixá pois na umbanda não o temos e sim entidades regidas pelos orixás, por isso fica a duvida na sua pergunta quanto a ser feito novamente para outra entidade pois orixá da nação religião africanista umbanda não. se tiver mais duvidas entre em contato espero ter te ajudado

por:Julio Mallmann - Dirigente Espiritual

Anônimo disse...

boa noite e obrigada pela sua atençao.
da forma que o sr respondeu eu entendi que houve realmente uma mascara na hora da identificaçao mas que talvez tenha sido proprio entidade deixou acontecer por algum motivo.orixa talvez eu tenha me expressado errado porque aqui na minha cidade uns falam orixa outros falam entidades de umbanda.alguns terreiros acham que eu teria de recomeçar novamente.eu sei que nunca e tarde para recomeçar mas isto aconteceu a 21 anos atras.entao eu resolvi cultuar as duas entidades e ter fe acretido que nao estou fazendo errado agindo desta forma.muito obrigada pela ajuda mas gostaria de fazer uma pergunta.tive varios vezes e situaçoes muitos serias,como ter minha filha corri risco de vida ja fiz 3 angioplastia e agora dezembro tive um problema que o medicos so descobriram depois de tres meses que era retençao de liquido que foi para o pulmao e o coraçao tive que se internada e mais ouros coisas que passa na vida que a vezes e complicada,mas a pergunta É ISTO TUDO TEM HAVER COM A MINHA PARTE ESPIRITUAL OU E SO MATERIAL? HOJE ESTOU COM 56 ANOS E POR MAS QUE EU TENHA FE AS VEZES E DIFICIL SEI QUE TEM PESSOAS PROBLEMAS MUITO MAIS GRAVE QUE EU MAS FOI UMA FORMA DE DESABAFAR ME DESCULPE POR TOMAR SEU TEMPO.UM GRANDE ABRAÇO!

Julio Mallmann Dirigente Espiritual disse...

Boa noite pelo que escreveste não acho que esteja fazendo errado pois as circuntancias assim a fizeram, porem todos temos fardos ja determinados a serem carregados não importando nossa cor ,credo situação financeira ,porem nos mesmos as vezes comtribuimos para este fardo aumentar pois não cuidamos adequadamente do nosso corpo na juventude e pagamos por isso mais tarde ,a religião e uma maneira de fortalecer nosso espirito e por consequencia ajudar nossa materia, quando praticamos a caridade isto e um ponto positivo a nosso favor pois nos sentimos realizados com um simples sorriso,peça ajuda nas horas dificeis para o seu mentor e tambem para o seu anjo da guarda,pratique a caridade que veras as mudanças com esta realização até mesmo a palavra amiga é um tipo de caridade,
umbanda :caridade,humanidade, humildade =felicidade

se puder ajudar mais entre em contato

ps. qual sua cidade?

Anônimo disse...

minha cidade é nova friburgo rj

Postar um comentário